sexta-feira, 27 de março de 2009

Muros


Como é fácil criarmos muros ao nosso redor e não deixarmos algo entrar ou sair do perímetro de nossas subjetividades. É incrível o poder de concentração e distância que conseguimos a partir de nossas mentes. Já percebeu que quando se quer esconder algo que se sente ou se esconder de algo somos bons fugitivos? Temos que salvar desse comentários pessoas que não tem tanta facilidade, mas ainda sim, quem não já fez isso uma vez na vida?

Quando consolidamos esses muros, eles se tornam maciços com o passar do tempo e chegam a ser impenetráveis. É uma ótima defesa se ela nos defendesse daquilo que nos causasse mal realmente. Muitas vezes nos escondemos de verdades. Muitas vezes escondemos as verdades dentro de nós. Sentimentos, pensamentos e atitudes que tiramos de circulação por causa de outros sentimentos, pensamentos e atitudes. Pura fraqueza de lidar com o que não queremos.

Esconder-se não é o pior dos problemas. Preocupante mesmo é o quão sólido se torna o muro que nos isola. Isola do que gostamos transformando tudo isso em algo estranho. E como se faz para atravessar algo intransponível? Como trocar idéias e transformar? Como mudar a ótica e ter uma visão mais abrangente e real? Tem como um muro assim ser algo bom?

Quando se está assim só quem construiu o muro pode destruí-lo. É um trabalho interno, um diálogo consigo unido à um desejo ardente de transformação. É um processo duro, sofrido pois sair de um comodismo confortante para um novo plano instável , desconhecido, onde tudo depende da sua luta pelo que deseja, é sob qualquer visão um desafio. Aceitar erros, rever atitudes, reconstruir pensamentos e compreender verdadeiramente sentimentos é parte do processo. Não. Realmente não é fácil.

Nós sempre temos escolhas. Jean P. Sartre, filósofo, já dizia que a não-escolha também é uma escolha. Acho que ele tem razão. É uma escolha nossa aceitar viver assim ou tentar fazer diferente. Funcionar ou não é consequência.

"O verdadeiro dom da vida é poder começar tudo de novo."

Não viva atrás de muros como esses. Seja aberto a tudo o que a vida tem para te oferecer, sem medo. Pode ser que no meio de um monte de feno você encontre um fio de ouro. Estar preso dentro de si é se impedir de ver um mundo de possibilidades. Não tenha medo. Triste é viver infeliz por não se ter tentado ser feliz.

Nenhum comentário: