sexta-feira, 22 de maio de 2009

"Normal" ou "Patológico"?


Normal ou Patológico?


Hoje eu estava com meus amigos conversando na faculdade sobre nossa sociedade e fiquei triste depois da conversa. Acho que é uma conclusão que pode parecer um pouco óbvia para muitos, errada para outros, mas pareceu tão próxima da minha realidade que eu sinto como inegável:


Nossa sociedade está DOENTE.


Tenho uma matéria na faculdade chamada psicopatologia geral onde estudamos sobre as alterações mentais em comunhão com um organismo, dessa forma sem esquecer que existe a mente, mas também existe o corpo e vice-versa. Além dessa relativização importante para a formação de um profissional na minha área, assim como em outra também, aprendemos a relativizar outros conceitos de grande importância:


O Normal e o Patológico.


Nem toda alteração do corpo é uma doença. As variações do que temos como regra nem sempre são doenças, nem toda bactéria que entra em nosso organismo é prejudicial (sabia que sua flora intestinal é composta de bactérias que te ajudam na digestão de certos alimentos?), e podemos citar mais uma porção de alterações que são “normais” e da mesma forma podemos citar patologias que consideramos “normais”, Afinal, quem nunca pegou uma gripe? Só porque muitas pessoas adquirem a doença significa que ela é algo “normal”?


E você se pergunta nesse momento: Por que esse “maluco” ta falando disso?

Um motivo: mostrar meu ponto de vista.


Vivemos numa sociedade que tenta vender tudo a todo custo, que transforma as pessoas e as faz perder o controle de seus gastos, perder o controle de si mesmas quanto ao que querem comprar, perder o controle do seu limite afetivo, profissional, físico... isso é “normal” ou “patológico”? Estamos simplesmente entrando em um momento histórico diferente em que estamos, humanos, mudando como sempre mudamos ou estamos caminhando para uma doença que vai ultrapassar as barreiras do individual e chegar a instância do social mundial?


Estamos ficando consumistas, estamos nos matando, matando os outros, sendo mais egoístas, mais inseguros, mais necessitados de ter o outro para nós, com mais medos, cada vez mais distantes de nós mesmos, refletimos menos sobre o que fazemos, pensamos e somos... espere um momento! Somos seres que vivem em sociedade! Você também vê algo errado nisso? Agora eu te pergunto:


Sou eu quem está “maluco” ou nossa sociedade está “doente”?


Pense nisso.

2 comentários:

Rafael disse...

otimo texto meu amigo, vou sempre passas por aqui, uma pequena lida nesse texto meu deu um gas!!!

Drigo d'Oliveira disse...

estamos desfocados, desnorteados,avassalados pelo imenso numero de oferta. Elas chegam a nos sem q estajamos procurando ou necessitando. Acho q estamos bebados diante disso tudo, deslumbrados, sem saber como nos guiar.